O Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, está a receber até dia 23 de Fevereiro a exposição “Medir o Tempo, Medir o Mundo, Medir o Mar”, cedida pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

Como usar as sombras para medir o tempo? Como é que no século II a.C. se conheciam os tamanhos da Terra, do Sol e da Lua e as distâncias entre astros? Como se fazia a orientação no Mar quando os ventos não permitiam navegar junto à costa? As respostas podem ser encontradas ao visitar esta exposição.

Medir o Tempo é dedicado à medição do tempo solar com recurso aos relógios de Sol e descreve a relação entre hora solar e hora legal. Medir o Mundo é dedicado ao cálculo de distâncias inacessíveis. Medir o Mar é dedicado à navegação no tempo das Descobertas.

Paralelamente a esta exposição, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos organizou no dia 16 de Janeiro uma actividade que consistiu na exploração do céu durante “24 horas”, numa parceria com o Centro Ciência Viva de Constância. A iniciativa decorreu no Celeiro da Vala, em Salvaterra de Magos, através da montagem de um planetário insuflável e envolveu alunos dos Agrupamentos de Escolas de Salvaterra de Magos e de Marinhais e da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. Depois da actividade de planetário e da experimentação de binóculos e de telescópio, os alunos visitaram a exposição “Medir o Tempo, Medir o Mundo, Medir o Mar”.

A exposição está aberta de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 12h30 e das 13h30 às 17h00.