Foi inaugurada no domingo, dia 30 de Abril, na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja, uma exposição tauromáquica com parte do espólio do conceituado aficionado Dr. Marco Gomes, a qual estará patente ao público até ao próximo dia 29 de Maio.

O Dr. Marco Gomes, professor na Escola Secundária de Alter do Chão e Delegado Técnico da IGAC (Director de Corridas), reúne uma vasta e valiosa colecção constituída por pinturas taurinas de cartazes, trajos tauromáquicos e outros artefactos taurinos, incluindo capotes de passeio e de tourear, muletas e estoques, arreios de cortesias, entre outras interessantes peças, para além de uma interessante biblioteca temática, que inclui obras de autores portugueses e estrangeiros.

A convite da Tertúlia “Festa Brava”, e com a colaboração do Município de Azambuja, o Dr. Marco Gomes escolheu algumas peças do seu extraordinário acervo e montou uma exposição de elevado nível histórico e artístico que corresponde ao desafio da própria designação, optando por mostrar peças que nos remetem para distintas realidades tauromáquicas, numa desejada transversalidade temporal e espacial.

Estas particularidades foram devidamente sublinhadas nos discursos de inauguração da Exposição, proferidos pelo presidente da Tertúlia “Festa Brava”, Rui Casqueiro, e pelo presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís Sousa, que deram boa nota do interesse deste evento no âmbito do Mês da Cultura Tauromáquica, que teve assim o seu início e se prolongará até ao dia 29 de Maio.

O Dr. Marco Gomes congratulou-se com tão agradável acolhimento por parte dos presentes e historiou sucintamente as motivações que o levaram a consumar este sonho de um menino que não tendo podido ser toureiro quis, deste modo, servir a Festa dos Toiros, sem mágoas mas com uma inexcedível paixão, sendo que para conseguir levar por diante tão arrojado projecto muito tem beneficiado da imprescindível cumplicidade e cooperação de sua mulher, Ana Meira.

Para além de elevado número de autarcas azambujenses, encontravam- se entre o público que não quis perder a inauguração desta Exposição alguns toureiros, apoderados e forcados, a par de muitos aficionados. Não perca a oportunidade de visitar esta tão interessante Exposição.

Download PDF