A presidente da Câmara de Abrantes manifestou-se hoje preocupada pela inexistência de iluminação pública na ponte sobre o Tejo, quatro meses depois de concluída a requalificação, queixando-se de falta de segurança para peões e automobilistas.

Em reunião de executivo, a autarca relembrou que, após a conclusão das obras de requalificação, sob a responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP), a Câmara manifestou-se disponível para ficar “responsável pelo pagamento das iluminárias e pela sua manutenção”, porém, o processo não tem avançado e a ponte permanece sem iluminação desde Agosto, causando transtorno a peões e automobilistas.

Maria do Céu Albuquerque disse ainda que a IP “não dá grande justificação em relação a esta matéria”, apesar de “insistências frequentes” e da autarca manifestar o seu “desagrado”, tendo feito notar que “anoitece muito mais cedo e há pessoas a circular à noite”, não sendo seguro nem para os peões nem para os automobilistas atravessar aquela ponte, de 368 metros, que liga Abrantes e Rossio ao Sul do Tejo.

“A esta altura não podemos continuar à espera indefinidamente”, disse a autarca, tendo afirmado ter contactado “ontem [segunda-feira] mesmo” a Infraestruturas de Portugal para manifestar o seu desagrado com a situação.

“Nós só podemos ter contrato a partir do momento em que a iluminação esteja ligada. E isso é da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal. Não foi feito na altura e, pelo que sabemos, estão agora a fazer esse procedimento. Pediram-nos na semana passada, contactos de empreiteiros locais que possam fazer a ligação do ramal, para que depois a Câmara Municipal possa pedir o abastecimento efectivo da electricidade”, disse ainda a autarca de Abrantes.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da IP disse que “a Infraestruturas de Portugal está a desenvolver os procedimentos necessários com vista à ligação da iluminação na Ponte Metálica de Abrantes, tendo referido ter sido “elaborado por parte da EDP o estudo para execução do ramal de ligação da instalação existente na Ponte à rede da EDP”.

Segundo se pode ler na resposta da IP, “estima-se que já no decorrer do próximo mês seja possível efetuar a ligação da iluminação pública na Ponte Metálica de Abrantes”.

Download PDF