A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e com a colaboração da UCC Maria Dias Ferreira e a Farmácia Moderna, dinamizou hoje, 16 de janeiro, mais uma ação de prevenção do projeto “Desafio Gulbenkian – Não à Diabetes”, efetuando rastreios de risco de diabetes tipo 2 nas empresas Rações Zêzere e PetMaxi. Estão ainda previstas ações de prevenção junto de outras empresas, tais como, Danesti, Zêzerovo, Uniovo e Sicarze.

A patologia diabetes é um problema de saúde pública em crescimento exponencial e com um impacto a nível mundial e nacional, que afeta seriamente, quer os recursos humanos, quer os materiais. A diabetes tipo 2, a mais prevalente e a que tem aumentado, pode ser prevenida ou, pelo menos, o seu aparecimento pode ser retardado de modo significativo, se adotarmos estilos de vida saudáveis (alimentação e atividade física).

Este projeto tem por objetivo fazer um trabalho inédito e o mais completo possível neste âmbito a nível do concelho. Para o efeito, foi constituída uma equipa municipal multidisciplinar composta por elementos da administração local e saúde, tendo recebido formação específica para a dinamização deste programa.