A Tertúlia “Festa Brava”, sediada na aficionada vila de Azambuja, leva a efeito no próximo dia 22 de Setembro um Jantar durante o qual será homenageado o prestigiado matador de toiros Vítor Mendes, indubitavelmente uma das maiores figuras da tauromaquia lusa de todos os tempos e que durante mais de uma década ocupou os lugares cimeiros do escalafón espanhol.

Natural de Marinhais, mas cedo radicado em Vila Franca de Xira, terra que o adoptou como filho ilustre, Vítor Mendes começou a sua aprendizagem como novilheiro, mas viria a tirar a alternativa de bandarilheiro. Aconselhado a prosseguir o sonho de ser matador de toiros, passou a viver em Espanha fazendo todo o trajecto até ser figura maior a nível mundial.

Vítor Mendes devotou-se plenamente à sua profissão, tragando imenso para, degrau a degrau, alcançar o Grupo Especial do escalafón de matadores de toiros, participando anualmente nas mais importantes feiras do país vizinho, conquistando o respeito e a admiração de toureiros, de ganadeiros e do público aficionado, que sempre lhe reconheceram querer, valor, poder, técnica, arte e uma honradez inquebrantável.

Por tudo isto, e pelo contributo que Vítor Mendes continua a dar à Festa, como palestrante, como orientador e mestre de toureiros e como director da Escola de Toureio “José Falcão”, de Vila Franca de Xira, esta homenagem, cujo elogio estará a cargo do Coordenador desta secção dos “Ecos do Burladero”, é de inteira justiça.