Festival-Bike-1De 16 a 18 de Outubro, o Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebe a 12ª edição do Festival Bike Portugal – Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, evento que é o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer estão ligados a este ramo.

O Festival Bike reúne durante três dias as principais empresas do sector e concentra num só local os principais importadores, distribuidores, retalhistas, técnicos, e profissionais que trabalham neste ramo tendo como objectivo a realização de contactos e negócios.

Com espaço para venda directa de bicicletas, equipamentos e acessórios, o certame coloca em evidência algumas das principais marcas existentes no mercado, assim como Associações, Centros de Estágio, Clubes, Ginásios, Hotelaria e Ecoturismo, Organizadores de Eventos Desportivos, Suplementos Alimentares, entre muitos outros. Este ano o Festival Bike vai contemplar um espaço para que os criadores individuais de modelos exclusivos de bicicletas as possam expor e apresentar ao público, sendo que os interessados em participar deverão contactar a organização.

Simultaneamente, esta feira tem como objectivo promover acções de formação e reunir no mesmo espaço entidades promotoras da bicicleta enquanto meio de transporte alternativo ou para momentos de lazer como a Federação Portuguesa de Ciclismo, Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta ou a Federação de Triatlo de Portugal, entre outras.

Neste âmbito, pretende-se chamar a atenção para as vantagens da utilização da bicicleta e que pode contribuir para o aumento da qualidade de vida, nomeadamente através do exercício físico. Por outro lado, a bicicleta permite uma maior mobilidade ao substituir-se ao automóvel, não polui o ambiente e o seu uso acarreta muito menos custos.

Paralelamente, o Festival Bike também pretende estimular a participação do público nos vários eventos que aqui decorrem como workshops, conferências ou sessões de esclarecimento, entre outros. Este ano o Festival Bike vai contemplar um espaço para que os criadores individuais de modelos exclusivos de bicicletas as possam expor e apresentar ao público, sendo que os interessados em participar deverão contactar a organização.

O Festival Bike volta a ter este ano um serviço de acreditação profissional. Os profissionais do sector da Bicicleta, podem ter acesso gratuito à feira em qualquer um dos dias, bastando para tal remeter um e-mail a solicitar a respectiva acreditação para comercial@cnema.pt. Quando visitarem a feira, devem dirigir-se à recepção, situada na entrada principal do CNEMA, e comprovar a sua ligação profissional ao sector.

O Festival Bike 2015 vai receber vai receber uma pista de Pump Track, uma modalidade muito utilizada em BMX, que tem como principal objectivo transpor obstáculos a grande velocidade, sem pedalar, apenas com o impulso do corpo, numa pista formada por lombas, bermas e saltos, com um início, mas sem um fim. A empresa PraxisD Comunicação traz ao Festival Bike 2015 uma pasta inovadora em Portugal, onde é possível praticar esta modalidade, com segurança e vários níveis de dificuldade. Estão a ser preparadas várias acções como demonstrações, competições e iniciativas que permitam a todos experimentar mais uma vertente deste desporto em bicicleta. O Festival Bike volta a contar com diversas actividades de índole competitiva, proporcionando aos visitantes uma escolha ampla e variada, como é o caso do “8º Duatlo Festival Bike e Run & Bike” (18 Outubro), que contará com alguns dos melhores praticantes nacionais da modalidade e várias dezenas de atletas de pelotão, de um desporto com cada vez mais adeptos.

A prova, mais uma vez em circuito fechado, consta de uma corrida de 5 kms, seguindo-se 20 kms de BTT e termina com mais 2 km de corrida, com o enquadramento único e espectacular do CNEMA, que permite ao público assistir a grande parte do desenrolar da competição.

Os atletas podem optar por fazer a prova completa ou através formato do Run & Bike, ou seja, a pares, onde um participante assegura os percursos de corrida e outro o circuito de BTT.

O Troféu da Juventude, prova também a decorrer no dia 18, realiza-se em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo e com o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau.

Esta prova destina-se a praticantes com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos e o circuito terá a extensão de 900 metros com maior segurança para a prática da modalidade. Os três primeiros de cada escalão, feminino e masculino, e as cinco primeiras equipas terão direito a troféus.

Realce também para a “11ª Maratona BTT”, “8º Mega – Passeio de Cicloturismo (Lisboa – Santarém)”, “4º Passeio de Cicloturismo para famílias «Pontes de Santarém»”, “Final do Campeonato Nacional de BMX”, “Final do Campeonato Nacional de Dirt Jumping”, “Exibições e Demonstrações de Trial” ou “Test-Drive’s”.

O evento será ainda palco de Sessões de Autógrafos com algumas das grandes  – figuras do desporto nacional. Pelo Centro Nacional de Exposições vão passar ciclistas de renome, assim como algumas das principais equipas do ciclismo nacional que trarão as suas viaturas de apoio e que irão promover diversas iniciativas relacionadas com a sua actividade.

Com cerca de 15.000 m2 de área de exposição coberta, o Festival Bike é a referência do mercado nacional e uma das mais importantes da Europa. Contando com um vasto programa de actividades, o envolvimento de empresas de renome e com a presença de atletas prestigiados, o evento é incontornável.

Recorde-se que na edição de 2014, o Festival Bike contou com 129 expositores, 25.980 visitantes e 7.713 atletas inscritos nas várias competições.

 

*Texto publicado em edição impressa de 25 Setembro