O Largo do Seminário recebeu ontem, dia 7, os vários grupos presentes no Festival Internacional de Folclore Celestino Graça para uma antestreia cheia de cor e animação.

Buryátia, Espanha, Itália e México são quatro dos cinco países estrangeiros que vão estar representados na 58ª edição do Festival e que deram, ontem, uma pequena amostra da animação que podemos esperar nos próximos dias, num espectáculo aberto a toda a comunidade.

Estes, partilharão os palcos escalabitanos com os ranchos folclóricos portugueses em representação de diversas regiões etnográficas, no

meadamente, e para além dos grupos organizadores – Grupo Infantil de Dança Regional e Grupo Académico de Danças Ribatejanas, o Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira, Grupo Regional de Moreira da Maia, Rancho Típico de Amorosa – Leça da Palmeira, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Amigos de Montenegro” (Faro), e Associação Etnográfica “Gentes de Almeirim”.

Ateliês de dança e animação nas ruas da cidade, homenagem ao saudoso Fundador do Festival, Galas “O Mundo a Cantar e a Dançar” e “Abraçar Gerações”, a Gastronomia nas Tasquinhas, Fado de Lisboa e de Coimbra, Exposições-venda de Artesanato, Jogos Tradicionais, animação musical nos claustros e nas tasquinhas, largada de vacas e colóquio sobre os países participantes são algumas das actividades que integram o vasto e diversificado programa geral do Festival que termina no domingo.