1

Idosos e crianças de diversas instituições do concelho de Santarém encheram a Casa do Campino no primeiro espectáculo do Festival Celestino Graça que esta tarde contou com o momento de homenagem a Celestino Graça e sua filha, Graça Maria Graça.

Ludgero Mendes saudou a presença dos grupos estrangeiros presentes no Festival bem como as entidades presentes na tradicional homenagem a Celestino Graça e, agora, igualmente a sua filha, Graça Graça, recentemente falecida.

Em nome da família, Pedro Rodrigues, neto de Celestino Graça agradeceu a Ludgero Mendes e a todos os membros do Grupo Académico “por darem continuidade ao projecto do meu avô”, disse.

Com a Colômbia a evocar o falecimento de um componente do grupo para não estar presente, à última hora, no Festival, este país será substituído por um grupo brasileiro, cumprindo assim a organização os desígnios do CIOFF para um festival internacional de folclore, o contar com a presença de cinco países estrangeiros que, assim, são: Buryátia, Espanha, Itália, México e agora também o Brasil.

A estes, juntar-se-ão os grupos portugueses, os organizadores – Grupo Infantil de Dança Regional e Grupo Académico de Danças Ribatejanas -, e ainda os agrupamentos convidados: Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira, Grupo Regional de Moreira da Maia, Rancho Típico de Amorosa – Leça da Palmeira, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Amigos de Montenegro” (Faro), e Associação Etnográfica “Gentes de Almeirim”.

Os Ateliês de dança decorreram, esta manhã, no centro histórico de Santarém e no W Shopping.

E depois do “Abraçar Gerações” desta tarde, segue-se, esta noite, pelas 21h30, o espectáculo In.Santarém, no Largo do Seminário.

Até domingo, na Casa do Campino, Gastronomia nas Tasquinhas, Fado de Lisboa e de Coimbra, Exposições-venda de Artesanato, Jogos Tradicionais, animação musical nos claustros, largada de vacas na Praça de Touros e colóquio sobre os países participantes são algumas das actividades que integram o vasto e diversificado programa geral do Festival.

2 3 4 5 6 7 8 9