Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, e João Monteiro, presidente da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, assinaram, hoje, dia 9 de maio, o protocolo de cooperação entre as duas entidades, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O protocolo visa desenvolver a cooperação entre as partes em áreas de interesse comum, nomeadamente, cientifica, cultural e social, estudos sobre Arquitectura e Urbanismo, incrementando a relação entre o meio académico e o município.

Os estudantes da Faculdade de Arquitectura vão realizar estudos nas áreas de Arquitectura e Urbanismo de interesse para o território do Município, bem como desenvolver projectos de investigação científica em conjunto com os arquitectos da autarquia. O protocolo vai permitir uma troca de experiências, assim como uma criação de conhecimento que vai beneficiar o território concelhio e as suas comunidades.

Para João Monteiro é muito importante a ligação das Universidades à prática, “a ligação directa entre a prática da profissão e a ligação às pessoas que trabalham na profissão, ou seja, na ligação da prática à realidade”.

Ricardo Gonçalves referiu que é importante que “as pessoas se sintam desafiadas a pensar Santarém”. O autarca considera que este tipo de protocolo é muito importante “pois vai trazer para Santarém novos olhares, novas visões que vão poder acrescentar e ver potencialidades ou fraquezas com as quais nós, muitas vezes, já estamos familiarizados, pelo que não as detectamos”.