No fim de semana de 16 a 18 de Dezembro as Guias da 1ª Companhia de Santarém realizaram o Acantonamento de Natal na Catequese de S. Nicolau em Santarém.

Esta actividade que contou com a presença de 35 Guias marcou o final do 1º Trimestre de actividades e foi palco de um momento muito importante para toda a Companhia, mas, principalmente, para as Avezinhas Teresa e Maria Leonor que, após cumprirem todas as Provas de Progressão, realizaram a sua Promessa de Avezinha.

Nesta actividade de Natal as Guias deram também a sua contribuição para o Projecto “Ceia de Natal Para Todos”. Este Projecto pretende proporcionar um Natal a quem não tem. Destina-se a favorecer, não só os sem-abrigo, mas também aqueles que, embora tenham um “tecto”, devido ao aumento da carência económica, deixaram de conseguir fazer face a todas as despesas mensais, tendo que recorrer à ajuda das associações para se conseguir alimentar. Neste sentido, serão organizados uma ceia e um almoço de Natal solidários na Casa da Chã e, ainda, entregues cabazes de higiene, agasalhos e brinquedos.

Para levar a cabo uma recolha de alimentos para a ceia e para o almoço de Natal, as Guias estiveram no minimercado “Meu Super” na Rua Pedro de Santarém, no sábado dia 17. Durante o serão as Guias embrulharam vários brinquedos doados para serem posteriormente distribuídos a quem mais precisa.

Houve, ainda, oportunidade de concluir o Projecto “Stop the Violence”, promovido pela WAGGGS (Associação Mundial de Guias e Escuteiras) em parceria com a ONU-Mulheres. Este projecto, desenvolvido ao nível mundial, tem como propósito erradicar a violência e descriminação contra raparigas e jovens mulheres.

Se quiser conhecer as Guias, pode encontra-las todos os sábados, das 15h às 17h, na Sede da Companhia, junto às Portas de Sol. Pode, ainda, entrar em contacto com a 1ª Companhia de Santarém via e-mail (1companhiastr@gmail.com) ou conhecer melhor o movimento através do site da associação (http://www.guiasdeportugal.org).

 

Download PDF