IDOSOS NO SHOPPINGNo âmbito do plano de actividades de animação desenvolvido anualmente pelo GIAIS – Grupo Interinstitucional de Apoio a Idosos do Concelho de Santarém, foi inaugurada a exposição “Em Retrospectiva: Momento de Animação”, na passada quarta-feira, dia 4, pelas 15h00, no 2.º piso do W Shopping, onde alguns idosos desfilaram com trajes exibidos nas fotografias.

Esta exposição, que vai estar patente até 16 de Novembro no 1º piso deste espaço comercial, consiste na apresentação de fotografias de algumas das actividades promovidas pelo grupo e na exposição de alguns trajes e acessórios usados nestas actividades. Durante este período, algumas instituições vão dinamizar a zona de restauração no piso 2 do W Shopping, com a realização de trabalhos ao vivo, onde o público é convidado a participar.

Hoje, sexta-feira, dia 6, pelas 10h30, a Santa Casa da Misericórdia de Pernes organiza a oficina “terapia pela arte” enquanto, à tarde, o Centro Social e Interparoquial de Santarém proporciona a oficina “bonecas de pano e rendas”.

Para segunda-feira (dia 9), a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e o Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Alcanhões recriam jogos de mesa.

Por fim, o dia 12 de Novembro é dedicado às rendas e aos bordados, estando as oficinas a cargo do Centro Social Nossa Senhora da Luz, durante o período da manhã, e, à tarde, a cargo do Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira.

O GIAIS é reflexo da tomada de consciência da importância da animação sócio-cultural nas instituições, enquanto determinante da qualidade de vida dos seus utentes, devendo ser encarada ao nível dos outros serviços prestados.

Este Grupo é constituído pelo Município de Santarém e pelas 17 organizações de economia social com valência de apoio a idosos do concelho, envolvendo a participação regular de 250 idosos nas actividades interinstitucionais. O Grupo tem como objectivo trabalhar, em conjunto, um plano anual de actividades de animação socio-cultural, com vista ao convívio inter-institucional, fomentando a participação, a partilha de experiências, a promoção do bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. Pretende ainda ser um espaço de divulgação, reflexão e partilha de informações, dúvidas, necessidades, interesses e boas práticas ligadas à anciania.

Download PDF