DSC_0508DSC_0527DSC_0566

José Manuel Cordeiro, Carlos Abreu e os Ex-Combatentes do Ultramar emprestam, desde esta manhã, o seu nome a Avenidas e ruas da Cidade de Santarém.

Pelas 10h00, deste domingo, Dia de S. José e Dia do Pai, foi inaugurada a Avenida José Manuel Cordeiro, com a presença de familiares e amigos do homenageado a título póstumo.

Carlos Marçal, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém (UFCS) recordou o “homem, o cidadão e o amigo exemplares” e o seu “espírito de cidadania”.

Foi lembrada a sua “verticalidade de princípios” e elogiada a intervenção pública de José Manuel Cordeiro em defesa da sua cidade e “dos valores em que acreditava”, bem como o “contributo que deu ao movimento empresarial” na região.

Armando Rosa, presidente do Rotary Clube de Santarém lembrou que a Câmara “fez a sua obrigação” ao conceder-lhe uma Avenida na Cidade e o Rotary está-lhe grato por isso”.

Já Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara, lembrou o homem, o deputado e cidadão exemplares, “um dos cidadãos mais exemplares no último século no nosso Concelho”, reforçou o autarca.

A Bandeira da Cidade de Santarém foi entregue à viúva de José Manuel Cordeiro que por sua vez a entregou aos netos “para que se recordem deste dia”.

Acompanhada das filhas Maria Cordeiro recordou a necessidade de José Manuel Cordeiro em dinamizar todas as instituições que serviu, nomeadamente o Rotary, onde foi beber a divisa que o orientou para a vida: “dar de si antes de pensar em si”.

A homenagem a José Manuel Cordeiro foi presenciada um grande numero de empresários e rotários da cidade que se associaram ao momento.

De seguida, pelas 10h30, foi a vez de ser descerrada a placa toponímica ‘Avenida Dr. Carlos Abreu’, no prolongamento da Av. Nossa Senhora de Fátima, em S. Domingos.

Cristina Casanova presidente da Assembleia de Freguesia da UFCS, usou da palavra para recordar o “homem simples”, mas também o “cidadão exemplar” na dedicação à causa pública.

“Uma vida ética, moral e profissionalmente reconhecida”, lembrou.

Já Ricardo Gonçalves recordou a sua “grande paixão” pelo Festival Nacional de Gastronomia, ao qual Carlos Abreu deu “dimensão nacional”.

O autarca entregou à irmã de Carlos Abreu, Maria Abreu Frazão, a bandeira da cidade, em sinal de agradecimento pelo “muito trabalho desenvolvido para que Santarém estivesse sempre na primeira linha”.

Palavras que a familiar agradeceu, bem como a presença de todos quantos quiseram associar-se à homenagem.

Finalmente, pouco passava das 11h00, quando foi descerrada a placa toponímica, na lateral da ex-Escola Prática de Cavalaria, em memória dos Ex-Combatentes do Ultramar.

“Já lá vai o tempo em que se tinha vergonha de dizer que se é ex-combatente”, começou por dizer, Carlos Marçal, presidente da UFCS. O autarca recordou a construção do monumento ao ex-combatente, em 2015, sendo a atribuição desta rua a “segunda etapa” da homenagem que Santarém presta a “todos os que deram a vida e o melhor da sua infância na defesa de Portugal”.

Reforçando a intervenção de Marçal, Ricardo Gonçalves confirma que a atribuição desta rua “encerra um ciclo” que permite aos ex-combatentes “poderem sentir que quando vierem a Santarém esta cidade os respeita.”

A encerrar as intervenções Carlos Pombo, presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes recordou a importância daquela rua, “servidão” da Escola Prática de Cavalaria, em vários momentos da nossa história colectiva e referiu ainda que o descerramento desta placa “não serve para mitificar o passado”, mas para recordar, no presente, “todos os nossos compatriotas que perderam a vida em terras distantes, e os muitos que regressaram, mas com traumas que merecem hoje a nossa atenção”.

Carlos Pombo deixou o elogio às mulheres dos ex-combatentes que serviram numa guerra que rotulou de “infame”.

As homenagens neste Dia da Cidade estenderam-se aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Santarém, em 2016, e à cerimónia de entrega de Medalhas da Cidade, ao Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito, fundado em 16 de Abril de 1961 e aos ‘Caixeiros’, que decorrerá pelas 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém.

Download PDF