O historiador, político e comentador José Pacheco Pereira vai estar este sábado, dia 8, em Santarém no âmbito das comemorações dos 126 anos do Correio do Ribatejo. Pacheco Pereira vai abordar múltiplos aspectos que se relacionam com a imprensa centenária em Portugal e a necessidade de se preservarem e divulgarem arquivos históricos. O encontro acontece na sede deste Jornal, na Rua Serpa Pinto, em Santarém, pelas 16:00.

pacheco_p

No início deste ano, o politólogo lançou o site Ephemera [https://ephemerajpp.com], um complemento do blogue com o mesmo nome, que pretende ajudar a difundir “o arquivo privado mais público de Portugal”.

A nova plataforma reúne a história do arquivo, as suas raízes na biblioteca da família Pacheco Pereira, uma descrição dos principais fundos e colecções, eventos, trabalhos de investigação, exposições e publicações.

O arquivo de Pacheco Pereira tem 5 quilómetros e inclui detalhes sobre a vida do País e dos seus protagonistas nos últimos 50 anos – todos guardados na casa do político na Marmeleira.