A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a dinamizar, até 31 de Agosto, o programa Voluntariado Jovem, destinado a jovens a partir dos 15 anos.

Os jovens participam em actividades de voluntariado em áreas como o apoio às crianças, nomeadamente em OTL e creches, apoio a idosos, Biblioteca Municipal, Falcoaria Real, Loja Social ou na associação Tampinha Solidária (IPSS).

O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, destaca a importância deste projecto: “O que pretendemos é sensibilizar os jovens para a importância do voluntariado e para aproveitarem o período das suas férias para se divertirem, conviverem e, em paralelo, ajudarem aqueles que mais necessitam”.

A ideia de integrar voluntários jovens (15 aos 30 anos) no Banco Local do Voluntariado surgiu em 2014, permitindo assim criar também uma base de dados de jovens para actividades pontuais de índole social, apoio a idosos, apoio à infância, cidadania ou combate à exclusão social. Neste momento, o programa Voluntariado Jovem conta com cerca de uma centena de jovens inscritos que ao aderirem a este projecto se sentem úteis e têm oportunidade de adquirir experiências que serão seguramente importantes na sua formação e na sua vida enquanto cidadãos.

salvaterra voluntariado