Na sua 1ª Prova Internacional de Águas Abertas, integrando a Selecção Nacional Júnior, e depois de se ter sagrado Campeã Nacional Juvenil de 5KM, Mafalda Rosa, nadadora do Clube de Natação de Rio Maior, terminou em 4º lugar os 5Km (escalão de 2002 e 2003) do Open de Espanha de Águas Abertas, que decorreu no Lago Banyoles, na Catalunha.

A nadadora riomaiorense nadou sempre na frente da prova e disputou os lugares de pódio ao ‘sprint’ num grupo de cinco nadadoras, terminando em quarto lugar (1.01,32), a apenas seis segundos da primeira, a búlgara Vasiliki Kadoglu e a quatro segundos da terceira classificada, a espanhola Alexia Arredondo.

Daniel Viegas, Director Técnico Nacional para as Águas Abertas, mostrou-se satisfeito com a prestação da jovem nadadora: “O destaque para a nadadora do Clube de Natação de Rio Maior que, ainda sendo de 2003 disputou a vitória, acabando por não ter conseguido chegar em lugar de pódio. Realizou uma prova exemplar, sendo a segunda da idade, só atrás da Búlgara!”