Mais de 1500 Crianças das escolas do Concelho vão participar nas comemorações do Dia Mundial da Criança, em Santarém, no dia 1 de Junho, numa organização da Câmara Municipal de Santarém, da Empresa Municipal Viver Santarém, que conta com o apoio da União de Freguesias da Cidade de Santarém. As actividades decorrem das 09h30, às 16h00, no Jardim da Liberdade, e as crianças vão usufruir de diversas actividades, tais como: ateliês vários, música, dança, jogos tradicionais, demonstrações desportivas, insufláveis, construção de arcada de balões, pinturas faciais, Hospital de bonecas, peça de Teatro sobre a Vacinação, jogos de “colaboração”, demonstração de meios da Escola Segura com experimentação, espaço de adopção de animais do canil e gatil municipal.

Para além destas actividades, durante todo o dia, a empresa municipal Viver Santarém disponibiliza entradas livres para crianças até aos 12 anos, acompanhadas pelas escolas ou famílias, no Parque Aquático Municipal, com um conjunto de actividades lúdicas e desportivas, aula de Fitness, Hidro Kids, espaço livre com futebol, insufláveis e jogos pedagógicos.

A Sala de Leitura Bernardo Santareno acolhe sessões da apresentação do livro infantil “Desculpa por acaso viste o mar?”, de Alda Serras, às 10h00,11h00 e 14h00.

O Museu Diocesano de Santarém oferece visita gratuita – ANIMALIA NO MUSEU, para crianças acompanhadas por escolas ou famílias, de descoberta de histórias dentro da História. A entrada é livre para crianças até aos 12 anos.

O Centro Comercial W Shopping acolhe a Exposição “Santarém em Tela”, com trabalhos desenvolvidos pelas crianças dos Jardins de Infância do Concelho, de 30 de maio a 1 de Junho.

Estas actividades contam com a parceria de diversas entidades, das áreas da educação, desporto, saúde e cultura, tais como: UCC – Unidade de Saúde de Santarém, SCMS – Santa Casa da Misericórdia de Santarém, CED Francisco Margiochi – Casa Pia Lisboa – Quinta do Arrife – Amiais de Cima, Cruz de Cristo (Futsal) Póvoa da Isenta, Equipa Local de Intervenção Santarém Rio Maior, GCS – Gimno Clube de Santarém, HCS – Hóquei Clube de Santarém, Hospital CUF de Santarém, INCLUIR – Associação para a Inclusão do Cidadão com Necessidades Especiais, Museu Diocesano de Santarém, Grupo de Jogos Tradicionais Alfageme de Santarém, Resitejo, HDS – Hospital Distrital de Santarém – Departamento da Mulher e da Criança, PSP – Polícia de Segurança Pública, União de Freguesias da Cidade de Santarém, EPVT – Escola Profissional Vale do Tejo, Escola Profissional do Ribatejo, Museu Diocesano de Santarém, W Shopping Santarém, Viver Santarém – Clubes Desportivos, Bombeiros Municipais de Santarém e Canil Municipal.

Breve historial da criação do Dia Mundial da Criança

Em 1945, depois da 2ª Guerra Mundial, muitos países da Europa, China e Médio Oriente entraram em crise e as crianças desses países não tinham boas condições de vida, muitos nem tinham pais.

Em 1946, um grupo de países da ONU – Organização das Nações Unidas, começou a tentar resolver o problema, embora tenha sido muito difícil trabalhar para as crianças, uma vez que, nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos destas.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o Mundo. O Dia Mundial da Criança foi comemorado pela primeira vez no dia 1 de Junho desse mesmo ano.

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, o direito a afecto; amor; compreensão; alimentação; cuidados médicos; educação gratuita; proteção contra todas as formas de exploração e crescer num clima de paz e fraternidade universal.

Download PDF