Mais de duas dezenas de aves participaram, no dia 19 de Novembro, em provas de alto e baixo voo no âmbito da primeira edição de Sky Trial – Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.

Tratou-se de uma competição de voo realizada por aves de rapina de diferentes espécies como falcões, águias e açores que juntou em Salvaterra de Magos falcoeiros vindos de norte a sul do país.

“Esta prova surgiu com o objectivo de criarmos uma competição de aves de rapina em Salvaterra de Magos e tornarmos mais atractiva a vinda de falcoeiros ao concelho”, explica Rui Fortunato, falcoeiro responsável pelas aves da Falcoaria Real.

As aves participaram em provas de alto e baixo voo, tendo sido analisados pelos juízes critérios como a trajectória de subida, altura, picado e ataque, atitude de caça, voo sobre a presa ou captura.

Os três primeiros classificados das provas de alto voo foram os falcoeiros Manuel Coelho Campos, de Espinho, Paulo Miranda, de Amarante e Rui Lima, de Famalicão e em baixo voo os falcoeiros António Rodriguez, do Estoril, Rui Fortunato, de Mafra e Vital Varela, de Barcelos.

Para a Associação Portuguesa de Falcoaria, estas provas “acabam por ajudar a partilhar práticas e experiências e dinamizar uma arte que precisa destes espaços para se desenvolver”, referiu Pedro Afonso, presidente da associação.

O presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helder Manuel Esménio congratula-se com a iniciativa – que espera vir a repetir – e afirma que ela se enquadra na estratégia assumida pelo Município de Salvaterra de Magos quando em 2014 registou a marca: “Salvaterra de Magos, Capital Nacional da Falcoaria”. “Para além da preservação desta arte, que é caçar com falcões, estão também valores que se prendem com a promoção e divulgação do nosso património histórico e cultural”, referiu o presidente da autarquia.

A organização da prova coube à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Associação Portuguesa de Falcoaria, da Casa Agrícola Monte Real, Associação de Caçadores e Pescadores de Salvaterra de Magos e F & C, Lda.

Download PDF