Antes da partida para a Rússia, para a disputa do da primeira Taça das Confederações, os jogadores da Selecção Nacional A receberam uma oferta muito especial: matrioskas pintadas por diversos artistas portugueses. As tradicionais bonecas russas foram produzidas em Pernes, terra com forte tradição na arte de tornear a madeira, pela empresa Gradirripas – Artigos em Madeira, Lda.

Presente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para dar boa sorte aos jogadores, as matrioskas entrecruzam tradições nacionais e russas. De acordo com as indicações dadas pela FPF, a Gradirripas desenhou e fabricou dois tamanhos de matrioskas, num total de 80 peças, torneadas em madeira de pinho bravo. Um trabalho delicado que traduz um saber antigo e bem enraizado na vila de Pernes. Mais tarde, as bonecas russas foram pintadas por “10 artistas urbanos portugueses, transformadas em símbolos de portugalidade para inspirar a equipa nacional durante a competição”, que começou a 17 de Junho e termina a 2 de Julho, lê-se no site da FPF.

pernes 1

Além dos jogadores da Selecção Nacional A, também o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da FPF, Fernando Gomes, receberam, cada um, duas matrioskas produzidas pela Gradirripas, personalizadas pelo trabalho artístico ilustradores, graffiters e tatuadores nacionais.