teresa 14-09

CE, 11/12/1926, p. 3

Alfredo Rodrigues Aguiar nasceu em 1894, provavelmente na Ribeira de Santarém. Cedo envolveu-se nos negócios da família como sócio da firma J. Aguiar & Filhos. No entanto, o seu nome ficou ligado ao desporto e ao associativismo escalabitano especialmente ao serviço da Associação dos Bombeiros Voluntários e ao Sport Club Scalabitano “Os Leões”, fundado a 8 de Dezembro de 1911.

“Os Leões” foram a primeira colectividade escalabitana que empreendeu a construção de um estádio na Chã de S. Lázaro. A obra foi projectada por um grupo de jovens composto, entre outros, por Alfredo Rodrigues Aguiar, Joaquim Garcia, Francisco Gaspar, Raimundo Serrão, Faustino Rosa Mendes, António Abreu, Joaquim Abreu e tenente Isidoro, que contaram com o capital obtido através de um empréstimo do banqueiro Manuel João Telhada. A primeira parte da obra foi inaugurada em Abril de 1925 com um jogo entre a equipa da casa e o União Futebol Club de Lisboa. Mas o grupo de projectistas pretendia construir bancadas, um campo de ténis, um ringue de patinagem e uma piscina, só concretizáveis com apoios financeiros.

Alfredo Rodrigues Aguiar faleceu repentinamente na rua do Ouro, em Lisboa, onde se encontrava a tratar de negócios da firma, a 9 de Dezembro de 1926, com 32 anos. O seu corpo foi transportado de comboio, a 11 de Dezembro, para ser velado na igreja de Santa Iria e sepultado no jazigo de família no cemitério dos Capuchos, sempre acompanhado por um cortejo de “milhares de pessoas de todas as classes se associaram à fúnebre homenagem, lamentando o trespasso do malogrado rapaz que era um belo carácter, franco e prestativo (…) sendo um chefe de família modelar e um amigo dedicado que gozava de simpatia geral” (CE, 18/12/1926, p. 3). Um grupo de amigos mandou celebrar uma missa na igreja de Santa Iria, no dia 24 de Dezembro, “sufragando a sua alma”.

“Os Leões” sofreram um duro golpe com a morte súbita do seu dirigente e desportista Alfredo Aguiar. A primeira homenagem surgiu quando baptizaram o seu “estádio” com o nome do associado a que se lhe seguiu a instituição da “taça Alfredo Aguiar” em futebol, que “Os Leões” venceram em 1949.

 

Teresa Lopes Moreira

Download PDF