str pracaA requalificação do Mercado Municipal de Santarém vai mesmo avançar em 2016. A garantia foi dada esta segunda-feira pelo presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, em resposta a questões lançadas pelos vereadores da oposição (PS e CDU).

“Temos um projecto a ser revisto para ser lançado em 2016”, anunciou Ricardo Gonçalves, acrescentando que está a ser encontrada uma solução para que os comerciantes “não saiam prejudicados” durante as obras.

Nesse sentido, o mercado funcionará, ao que tudo indica, na ex-Escola Prática de Cavalaria (EPC), numa zona ao lado do picadeiro que é actualmente utilizada como estaleiro da empresa Municipal Águas de Santarém, onde serão “criadas todas as condições” para que os comerciantes possam continuar com as suas actividades.

O edifício do Mercado Municipal de Santarém é património cultural do Concelho de Santarém e encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público, localiza-se na no interior do centro histórico de Santarém, fora do antigo perímetro muralhado, envolvendo-se nas Ruas Dr. Jaime Figueiredo, Avenida Cidade da Covilhã e Rua José Saramago.

Foi projectado pelo arquitecto Cassiano Branco (1897-1970), em 1927/8, e construído em 1930 pelo construtor Alcino César. Uma placa existente junto à porta principal do edifício indica que a sua construção teve início em Março de 1930 e conclusão em 5 de Outubro do mesmo ano.

 

*Texto publicado em edição impressa de 2 Outubro

Download PDF