Caminhos, o novo projecto de programação em rede, colocou o Médio Tejo na rota do turismo cultural. De 11 a 16 de Abril de 2017, os cinco dos municípios associados ao primeiro Caminhos do Ferro, Abrantes, Entroncamento, Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha, receberam milhares de pessoas para usufruírem dos espectáculos e percursos pedestres programados.

Idealizada para ligar pessoas, cultura e património, esta iniciativa confirmou a sua importância com o crescente envolvimento da população ao longo da semana. Uma nova forma de vivenciar esta região e repensar os seus espaços, a titulo de exemplo, o antigo bairro ferroviário do Entroncamento, Bairro Camões, foi palco para o Teatro do Ferro, a zona ribeirinha de Vila Nova Barquinha cruzou as memórias dos Plátanos e o “Baile dos Candeeiros” iluminou o Castelo de Almourol.

Os concertos realizaram-se na estação do Entroncamento com os Xaral´s Dixie e na Praça Raimundo José Soares Mendes em Abrantes com o grupo de música tradicional portuguesa Galandum Galundaina. Este ciclo fechou com um grande concerto do fadista Ricardo Ribeiro, na Praça da República em  Tomar.

Caminhos foi concebido a pensar nos turistas e visitantes da região, mas também nos seus habitantes, onde os projectos comunitários de criação assumem particular relevância. O espectáculo “Andar”, da coreógrafa Aldara Bizarro, envolveu bailarinos amadores dos cinco municípios; juntos, criaram um espectáculo que reúne a poesia de Ana Hatherly e o movimento de andar pelas ruas, que fica de herança para o próximo Caminhos, o da Água.

filosofia do projecto assenta em três grandes momentos de programação anual que procuram divulgar e afirmar um Médio Tejo rico em património e acessível por diversas vias, que se entrecruzam e se desmultiplicam em inúmeras possibilidades de percurso e de experiências.

E em Julho, para refrescar a região, surgem os Caminhos da Água onde estão em destaque os municípios que se situam nas margens dos rios Zêzere e Tejo, com novos percursos e espectáculos multidisciplinares em Abrantes, Alcanena, Mação, Constância, Ferreira do Zêzere, Sertã e Vila de Rei.

roteiro btl