O ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues marcou presença no encerramento do primeiro período lectivo na sede do Agrupamento de Escolas da Chamusca, onde inaugurou duas salas do Laboratório de Aprendizagens Inovadoras e Criativas (LAIC), projecto executado em colaboração com o Município da Chamusca que envolve várias empresas do concelho como parceiras.

O projecto prevê no futuro disseminar as novas abordagens pedagógicas como a criatividade e inovação junto das crianças do concelho.

Ao encontro desta nova filosofia de ensino está o projecto de Actividades Extra Curriculares (AEC´s) desenvolvido pelo Município, sobre o qual Tiago Brandão Rodrigues mostrou muito interesse, classificando-o mesmo de pioneiro a nível nacional. É um projecto que pretende estimular a criatividade, espírito critico, empreendedorismo, envolvimento social e humano das crianças do concelho capacitando-as para no futuro serem jovens interessados e envolvidos na sociedade e no crescimento e promoção do concelho.

Certo de que a base para ter cidadãos mais interessados passa por capacitá-los desde cedo, Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca salientou o papel estratégico que a Educação tem no projecto Municipal. “Todos queremos ter jovens/adultos com intervenção cívica na comunidade, a chave passa por começar a capacitar esses jovens desde cedo, envolvê-los nos projectos e mostrar que têm voz. O projecto das AEC´s hoje apresentadas ao Sr. Ministro mostra isso mesmo, que temos crianças muito capazes, com bastante vontade e interesse e que o caminho é capacitá-los para que no futuro esses mesmos jovens participem no crescimento do concelho.”

Tiago Brandão Rodrigues aproveitou a ocasião para visitar várias salas de aula no agrupamento e interagir com os alunos. Falou de vários temas desde a aplicação de vários níveis de volumes, na sala de matemática, até às áreas, na sala de desenho.  Frisou a importância do projecto apresentado pela Câmara Municipal da Chamusca em colaboração com o agrupamento explicando que “quando falamos em criatividade e inovação não falamos unicamente de tecnologia e isso também foi demonstrado aqui, que a tecnologia inovadora pode ajudar, mas mais do que isso são práticas pedagógicas inovadoras, criativas, em salas como esta ou muitas vezes com simples organização e promoção do trabalho de grupo”.