Monforte - Centro InterpretaçãoÉ inaugurado na próxima segunda-feira, dia 27 de Julho, em Monforte, o Centro Interpretativo Tauromáquico, uma estrutura do Município de Monforte, orientada para a dinamização, organização e valorização de actividades relacionadas com a tauromaquia enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional.

Um dos grandes objectivos deste Centro Interpretativo é a divulgação da importância da Tauromaquia como uma maisvalia local promotora de desenvolvimento social, económico, turístico e cultural. É fundamental que a comunidade seja parte integrante deste projecto e que possa também usufruí-lo, na sua vertente lúdica e histórica. O Centro Interpretativo Tauromáquico surge num concelho em que a tauromaquia é uma realidade social e histórica, sendo berço de grandes figuras de toureiros e de ganadeiros.

Autêntico “viveiro” de toureiros – desde cavaleiros a novilheiros, bandarilheiros, forcados, campinos e moços de espadas – Monforte teve a sua primeira praça de toiros em 1879 (instalada nos claustros do Convento do Bom Jesus), tendo a actual praça sido edificada em 1928, e posteriormente recuperada pela Câmara Municipal beneficiando de obras de melhoramento e ampliação.

Todo o historial tauromáquico de Monforte, berço de João Moura, figura maior do toureio equestre dos últimos 40 anos, pode agora ser apreciado e recordado neste novo e importante espaço.

LM

*Texto publicado em edição impressa de 24 Julho