Os portugueses Moonspell e os belgas Amenra e Oathbreaker são os cabeças-de-cartaz do primeiro dia do festival Reverence, que se vai realizar em Santarém, junto ao Tejo, a 08 e 09 de Setembro, anunciou a organização.

Apresentando o alinhamento final para a quarta edição do Reverence, que este ano sai de Valada, no Cartaxo, para se realizar na Ribeira de Santarém, a organização destaca ainda as actuações, no dia 09 de Setembro (sábado), dos japoneses Mono, dos ingleses Gang of Four e dos suecos Träd Gräs Och Stenar.

O cartaz inclui ainda, no primeiro dia, as bandas Sinistro, Bo Ningen, 10000 Russos, Desert Mountain Tribe, Névoa, Wildnorthe, The Gluts, Dead Rabbits, Pretty Lightning, Zarco, Gossamers, Tren Go! Soundsystem, The Melancholic Youth of Jesus, Cut, Two Pirates and a Dead Ship, Quentin Gas & los Zíngaros, Iguana e F’rrugem.

No alinhamento do segundo dia do evento, a organização destaca os The Underground Youth, Siena Root, Esben and the Witch, Lobo, Hills, Throw Down Bones, Is Bliss, the Janitors, Nonn, Pás de Problème, Asimov & the Hidden Circus, Conjunto!Evite, Cows Caos, Chinaskee & os Camponeses, Royal Bermuda, I am the Ghost of Mars, Dr Space e Groal.

“São 42 nomes no total, das bandas estabelecidas ao talento emergente, e com um contingente nacional, fulcral na evolução do evento desde a primeira edição, bastante versátil”, afirma uma nota de divulgação do festival.

O festival realiza-se em parceria com a “reputada editora londrina Fuzz Club, referenciada como um dos principais selos de rock psicadélico ‘underground’ da Europa, que vai comemorar o 5.º aniversário no Parque da Ribeira de Santarém”, acrescenta.

Segundo a organização, “é garantido que se vai ouvir alguma da melhor música alternativa actual, do metal ao rock, passando pelo indie, gótico e neo-psicadelismo, entre muitas outras tendências da música feita com guitarras que se produz hoje no planeta”.

O passe de dois dias e o bilhete para um dia têm um custo cujo valor sobe gradualmente para quem comprar até 31 de Agosto ou deixar para a data do festival, salienta, tendo sido anunciada que a entrada será gratuita para os residentes na freguesia da Ribeira de Santarém e com descontos para quem vive nos concelhos de Santarém e do Cartaxo.

O Reverence, que se iniciou em Valada, em 2014, é promovido pelo britânico Nick Allport (a residir no Ribatejo desde 2009), transferindo-se este ano para o “cenário natural fantástico” junto ao Tejo, na Ribeira de Santarém, graças a um acordo com a autarquia escalabitana e com a empresa municipal Águas de Santarém, “mantendo a atmosfera descontraída e de exaltação musical que caracterizou as três edições anteriores”.