Nos dias 23 e 24 de Setembro o Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo recebeu o fantástico mundo Lego.

Quem chegasse ao Pavilhão Municipal de, não encontraria diferença entre o entusiasmo de crianças e adultos – a concentração posta nas construções que todos puderam fazer livremente ou o espanto com as peças em exposição, era notória em todos os visitantes, fosse qual fosse a sua idade.

Em exposição estiveram construções de inúmeras colecções da marca – super heróis da Marvel ou DC Comics, ao lado de Angry Birds e Elves – as fadas boas acompanhadas pela novidade da Lego que são as fadas más –, os quatro elementos de Ninjago, terra, ar, fogo e água, ou os Nexo Knights. A Millennium Falcon, nave espacial que habita a imaginação de todos os fãs de Star Wars, esteve em destaque na exposição – com todos os personagens icónicos, como Dath Vader ou o guerreiro e co-piloto da Falcon, Chewbacca, a fazerem as honras da colecção.

Resultado do trabalho de professores e alunos dos workshops que a academia Grau de Prova promove habitualmente aos sábados de manhã ou durante as férias escolares, as construções fizeram as delícias de crianças e jovens. Ana Gaudêncio, da Grau de Prova, referiu que este ano a academia vai alargar “os workshops Lego aos dias de semana, para que mais participantes possam experimentar não só a construção com os seus personagens e colecções favoritos, mas também conhecer as possibilidades da Lego Education na construção e programação de robôs”.

Em exposição estiveram ainda cidades atravessadas por comboios velozes, estações espaciais dignas de qualquer série de ficção científica, ou aeroportos com todos os pormenores que se consiga imaginar e que chegaram ao Cartaxo pela mão de João Figueiredo.

Alguns convidados trouxeram construções especiais – Luís Mata mostrou um farol único no mundo e um Great Ball Contraption (GBC) que fez as delícias dos mais jovens – inúmeras bolinhas seguem percursos complexos numa construção nascida da imaginação de Luís Mata e que está em perpétuo movimento.

Catarina Marques João, de Vale da Pedra, vencedora para Portugal do Lego Friends Designer, trouxe a suas peças favoritas para mostrar aos visitantes. A aluna da Grau de Prova participou no desafio que a Lego lançou a nível mundial aos seus fãs – construir algo com peças já existentes, ou usar a aplicação no site da marca – Lego Digital Designer – para propor algo completamente novo, foi esta a opção da Catarina.

A jovem de 11 anos construiu uma escola de mergulho que é também um centro para salvar e acolher animais marinhos em dificuldades, cumprindo todas as exigências do concurso – como desenhar algo livre de violência e promotor de novas amizades. Da decoração da fachada, a pormenores como os puxadores das portas que são pequenas conchas do mar, passando pelo cuidado com o barco que desenhou para recolher os animais, até à preocupação com o espaço destinado aos mergulhadores, às boias e aos equipamentos, tudo no desenho que a Catarina apresentou a concurso denota o que diz de olhos a brilhar “este é o meu trabalho de sonho”. Para continuar a praticar e a trabalhar para realizar o seu sonho, a Lego ofereceu a Catarina João, para além do título de vencedora nacional, todos os sets da Lego Friends que a marca lançou em 2017.