Por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, numa parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT) e com o apoio do Ministério da Economia de Portugal, o Município de Ourém organiza nos dias 22 e 23 de Novembro, no Centro Pastoral Paulo VI, o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação.
O intenso trabalho levado a cabo nos últimos anos pelo Município de Ourém fundamentou a escolha para a realização deste evento de alcance internacional que trará a Fátima os mais altos representantes dos países membros da OMT, bem como reconhecidos oradores e ilustres participantes vindos dos quatro quadrantes do mundo. A Organização Mundial de Turismo estará representada pelo seu Secretário-geral, Taleb Rifai.
Este evento será uma oportunidade única para a promoção de Fátima no Mundo, um verdadeiro reforço e complemento ao trabalho já realizado, como por exemplo o Workshop Internacional de Turismo Religioso. Assim, após a sua realização em cidades como Elche (2014), Belém (2015) e Utrecht (2016), o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação irá reflectir sobre o potencial e o papel do turismo religioso e dos lugares sagrados como uma ferramenta para o desenvolvimento socioeconómico e cultural dos destinos.
Os principais objectivos do congresso passam por reflectir sobre o potencial competitivo do mercado do turismo religioso, aumentar a atractividade nos destinos religiosos, prosseguir a afirmação do turismo religioso nas redes regionais, nacionais e internacionais de inovação e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover destinos religiosos.
O património religioso faz parte integrante do nosso património cultural. Esta herança histórica deve ser preservada pelo seu valor cultural, independentemente das suas origens religiosas. Após as Nações Unidas terem declarado 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, efeméride que coincide com o Centenário das Aparições de Fátima, o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação pretende discutir como o turismo religioso e a peregrinação podem ser uma ferramenta eficaz para promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Mais informações e condições de inscrição no website do evento: http://fatimaiy2017.ourem.pt/.