No âmbito do projecto “Reabilitar Troço a Troço” (RTT), Município de Santarém promove no próximo dia 25 de Março, a primeira renaturalização de uma linha de água do concelho, na freguesia do Arneiro das Milhariças, num troço do rio da Fonte (afluente do rio Centeio), junto à Rua Albertino Henriques Barata.

Esta iniciativa tem como objectivo restabelecer as condições naturais e estruturais da linha de água, promovendo a sua dinâmica natural, com recurso a aplicação de técnicas de engenharia natural, potenciando a recuperação do habitat ribeirinho.

A acção é dinamizada pela Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade (EMAS) do Município e pela Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças, contando com o apoio especializado da Empresa ECOSALIX – Sistemas Ecológicos de Engenharia Natural no âmbito do protocolo estabelecido entre o autarquia e esta empresa.

Esta actividade tem a colaboração do Rancho Folclórico do Arneiro da Milhariças, do Centro Cultural e Recreativo Arneirense, da Escola Básica do Arneiro das Milhariças, do Clube de Caçadores do Arneiro das Milhariças e da Comissão de Festas 2018. Para além da participação da comunidade local, esta ação vai permitir aos formandos do Workshop “Engenharia Natural & Biodiversidade” promovido pela ECOSALIX aplicarem os conhecimentos teóricos adquiridos.

O Projecto RTT é um dos vectores da Estratégia Pública para a Sustentabilidade dos Recursos Hídricos a Nível Local, o qual foi iniciado em Junho de 2012, e até à data, permitiu reabilitar 14 troços de linhas de água do concelho. Com este projecto, o Município pretende sensibilizar e envolver os proprietários dos terrenos confinantes com linhas de água na perspectiva de troço a troço, restabelecer a conectividade dos cursos de água. Sendo este um projecto de capacitação para a inovação na gestão sustentável da água, aliado à dinâmica criada de sustentabilidade local, posiciona o Município de Santarém como pioneiro e visionário em estratégias públicas inovadoras na protecção, conservação e melhoria da qualidade das massas de água.

fluvial Cartaz Arneiro das milharicas FINAL