O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribui, pelo oitavo ano consecutivo, a Torres Novas a bandeira verde de «autarquia + familiarmente responsável», premiando o desenvolvimento de políticas eficazes de apoio e ajuda às famílias mais numerosas.

Esta distinção visa reconhecer a capacidade de intervenção das autarquias, estimulando a continuidade das políticas de apoio à família praticadas e incentivando a prossecução de novas medidas. A iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a criação de uma cultura favorável à família.

A selecção das autarquias é baseada numa análise a dez áreas de actuação: 1. apoio à maternidade e paternidade; 2. apoio às famílias com necessidades especiais; 3. serviços básicos; 4. educação e formação; 5. habitação e urbanismo; 6. transportes; 7. saúde; 8. cultura, desporto, lazer e tempo livre; 9. cooperação, relações institucionais e participação social; 10. outras iniciativas. São ainda tidas em conta as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.

O galardão será entregue numa cerimónia a decorrer no próximo dia 7 de Dezembro, pelas 17h00 horas, no Auditório da Fundação CEFA, em Coimbra.