nersant startup aceleradorAo longo de dois meses, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai levar a efeito o 1.º Programa de Aceleração de Startups da Startup Santarém, que iniciou no passado dia 6 (quinta-feira).

O 1.º Programa de Aceleração de Startups consiste num programa inovador e condensado no tempo que, em apenas 8 semanas, procura apoiar os empreendedores na aceleração dos seus projectos e no encontro de financiamento, visando uma mais rápida operacionalização, entrada e consolidação do projecto empresarial no mercado. O programa compreende a realização de workshops de capacitação de empreendedores e mentoria e consultoria especializada e dedicada.

Assim, semanalmente, os 15 projectos que integram o programa (21 empreendedores), participam num workshop de capacitação sobre temas diversificados, como a construção da proposta de valor até ao controlo de gestão, à quinta-feira de manhã. As sextas-feiras de manhã estão reservadas para a realização de visitas a empresas ou centros tecnológicos, onde a inovação é o core-business. As tardes de quinta e sexta-feira são dedicadas ao acompanhamento personalizado e ao apoio ao desenvolvimento do projecto por consultores e mentores com experiência reconhecida, sendo todo o processo desenvolvido numa plataforma web criada para o efeito. A componente de financiamento está também prevista no programa, uma vez que no final do mesmo os empreendedores participantes poderão apresentar os seus projectos a um painel de investidores, que incluem Business Angels e Fundos de Capital de Risco.

O arranque desta iniciativa deu-se na passada quinta-feira, com a realização do primeiro workshop, que esteve ao cargo de Paulo Sousa Marques, professor universitário, consultor e CEO do Shark Tank Portugal. A apresentação e discussão baseou-se nos “3 W” do negócio (What / Who / Why), tendo sido dadas indicações precisas sobre como apresentar o negócio e o produto ao seu público-alvo, seguindo-se da parte da tarde, reuniões de coaching com os consultores especialistas. A primeira visita no âmbito do Programa de Aceleração de Startups aconteceu na sexta-feira, à empresa RENOVA S.A..

Este 1.º Programa de Aceleração da Startup Santarém já tem as vagas totalmente preenchidas mas a NERSANT irá brevemente apresentar as datas das próximas edições, sendo que um programa semelhante irá ter lugar também em Torres Novas na sede da NERSANT para facilitar a participação aos empreendedores do Médio Tejo.