Nos dias 26 e 27 de Abril, uma delegação da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, deslocou-se a Salamanca para participar no evento Startup Olé, organizado pela Universidade de Salamanca e pelo programa Startup Europe da Comissão Europeia.

A NERSANT participou na Accelerator Assembly com a Startup Santarém onde aproveitou para partilhar e conhecer mais sobre as boas práticas e últimas tendências das incubadoras e aceleradoras da União Europeia. Nesta ocasião realizaram-se contactos no sentido de desenvolver iniciativas do programa Startup Europe no Ribatejo.

Aproveitando a participação no evento, a NERSANT e a USAL EMPRENDE, unidade de empreendedorismo da Universidade de Salamanca que congrega a unidade de I+D+I, a Cátedra de Empreendedorismo e o Parque Cientifico e Tecnológico, iniciaram a preparação de um conjunto de acções de parceria e cooperação que resultarão em novas oportunidades para os empreendedores e startups apoiadas por ambas as entidades.

De referir que a Startup Olé, iniciativa organizada pela Comissão Europeia em conjunto com um grupo de agentes internacionais de empreendedorismo, tem como objectivo promover a discussão e partilha de boas práticas entre os principais agentes do ecossistema empreendedor tecnológico da Europa. As apresentações de ideias de negócio, a aceleração de projectos empresariais e o contacto directo com especialistas europeus em diferentes matérias associadas à prática empreendedora são apenas alguns dos benefícios que compõem a proposta de valor da iniciativa.

Para além da NERSANT, estiveram presentes no evento diversas startups portuguesas e até do Ribatejo, com destaque para a Coolfarm e a NutSoft, ambas sediadas no distrito de Santarém.

startupole1