Este sábado, dia 20 de Janeiro, pelas 16h00, o Museu Municipal Carlos Reis em Torres Novas (MMCR), inaugura a exposição “Nikias Skapinakis, um sentido melancólico”, uma mostra de obras deste artista de ascendência grega, a partir da coleção da Galeria Neupergama.

“Eulália no banho de espuma”, “ Pés descalços”, alguns dos “Artefactos” de Nikias, entre outras obras, podem ser vistos na galeria de exposições temporárias do MMCR até ao dia 11 de Março, de terça-feira a domingo com entrada gratuita.

Nikias Skapinakis (1931, Lisboa), artista de ascendência grega, frequentou o curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes de Lisboa, que abandonou por motivos políticos. Dedicou-se à pintura de uma forma regular, expondo pela 1ª vez em 1948, nas Exposições Gerais de Artes Plásticas. Desde então realizou diversas exposições individuais e participou em numerosas coletivas em Portugal e no estrangeiro. Além da pintura a óleo, como atividade dominante, dedicou-se também à litografia, à serigrafia e à ilustração. É autor de um dos painéis do café A Brasileira, do Chiado (1971).

Nos últimos anos tem mantido atividade artística intensa com exposições por todo o país, sendo homenageado por galerias e museus de arte de renome em Portugal.