Decorreu, no dia 4 de Abril, uma manhã dedicada ao desporto na Escola dos Leões em Santarém. Foram várias as modalidades presentes nesta iniciativa, a fim de proporcionar às crianças um contacto directo com várias actividades físicas.

A Família AMICALE KARATE marcou presença, oferecendo uma manhã de Karate Adaptado a todas as crianças com condição de deficiência e perturbações de desenvolvimento que frequentam as Salas de Ensino Estruturado e Multideficiência da escola que, de outra forma, não poderiam usufruir das experiências desportivas.

De forma lúdica e dinâmica, proporcionaram-se momentos de grande cumplicidade, partilha e muita diversão, com actividades de alfabetização motora, psicomotricidade e de iniciação ao karaté, alicerçadas às premissas e valores das artes marciais. A escola contou com a presença da Terapeuta e Treinadora Especializada Sílvia Duarte, Coordenadora do Desporto Adaptado na Amicale Karate e com o Mestre David Dias, treinador em especialização em Karate para Todos.

karate adaptado 2

O Karate para Todos visa, assim, a promoção de competências cognitivas, motoras e sociais, potenciando a inclusão, igualdade e estimulação de crianças e jovens com desvios de desenvolvimento, numa visão holística do desenvolvimento individual de cada um, permitindo a sua integração e participação activa no desporto e na sociedade.

Este projecto, pioneiro no distrito, conta já com três anos de prática, pelo desenvolvimento de várias vertentes de acção do karaté: pré-karate, karate social, karate sénior, karaté de intervenção terapêutica, karate adaptado (parakarate), bem como grupos específicos para crianças com perturbações de comportamento, dislexia, bullying, vítimas de violência, entre outros, no desenvolvimento de aulas individuais, em grupos específicos e em turmas inclusivas e regulares, no Gimnodesportivo e na Escola Mem Ramires, em Santarém, contando, ainda, com aulas abertas em várias instituições do distrito.

karate adaptado escola leoes

Sendo neste momento o karate uma modalidade paralímpica, a Amicale Karate começa agora a dar também os seus primeiros passos na preparação de atletas para a vertente competitiva, com alunos com DID (Dificuldade Inteletual e Desenvolvimental) e deficiência motora.

A Amicale Karate está a convidar, toda a sociedade a partilhar este projecto, de forma a potenciar o desporto adaptado no município e a defender a excelência desportiva e a igualdade de oportunidades.