Organizado pelo Clube Aveirense de Automóveis Antigos (CAAA), a Automobilia é o maior e mais antigo certame de Portugal dedicado ao coleccionismo da temática dos transportes, que nos últimos 25 anos vem fidelizando uma vasta audiência nacional e internacional. Nesta edição especial, o MNF estará presente com uma exposição que ilustra a diversidade do património ferroviário nacional, na qual se incluem uma locomotiva a vapor e uma carruagem, datadas da década de 30 do século XX.

O MNF irá, assim, juntar-se aos cerca de 350 expositores que exibirão uma imensa e diversificada riqueza de material, equipamentos e memorabilia ligada ao mundo dos transportes e desportos motorizados. O sector ferroviário será ainda representado pela CP – Comboios de Portugal e pela Infraestruturas de Portugal que, através da IP Património, participa no certame com a instalação de uma passagem de nível, um carro laboratório de pavimento rodoviário, da década de 1940 e a antiga Mesa de Comando de Santo Tirso recuperada pela APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de ferro. Esta associação, para além de uma área expositiva própria, terá em funcionamento um circuito de modelismo tripulado onde se poderão realizar passeios durante o evento.

Esta iniciativa insere-se no trabalho contínuo que o MNF tem vindo a desenvolver no âmbito da divulgação do vasto e rico património ferroviário português, o qual tem chegado a um público cada vez mais diversificado.  Tal foi possível graças ao apoio essencial da organização do evento (CAAA), da  Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF)  e da Infraestruturas de Portugal.

Download PDF