Foi ontem inaugurado, na Casa do Campino, em Santarém, O Festival Nacional de Gastronomia (FNG) que este ano coloca em destaque o pão.

A decorrer até dia 29, as grandes novidades deste ano são a Padaria do Festival, a apresentação da maior Massa à Barrão de sempre no maior Pote do Mundo.

Festival Nacional de Gastronomia

A abertura oficial do Festival Nacional de Gastronomia decorreu ao fim da tarde de quinta-feira, dia 19, na Casa do Campino, em Santarém, numa cerimónia que incluiu uma degustação de diversas iguarias servidas em pão, fazendo jus ao lema desta edição.Até dia 29, o festival, que se realiza há 37 anos em Santarém, tem por tema “O Pão de Cada Dia”, com uma padaria, instalada pela Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP) e dinamizada por Paulo Chagas, a confeccionar, diariamente, em várias fornadas, o pão do dia e a promover ‘workshops’ e acções de formação.

Publicado por Correio do Ribatejo em Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Ao longo deste Festival, é dado a provar  a cada dia um pão de um município diferente de norte a sul do país. Hoje, sexta-feira dia 20 de Outubro, o tema é a Bola de Lamego e o Município de Lamego é que vai trazer esta iguaria aos paladares dos visitantes.

O sábado, dia 21 de Outubro, tem como tema a Massa Sovada (Pão Doce), que vai ser trazida pelo Turismo dos Açores. Também neste dia haverá um encontro de Confrarias onde vai ser debatida a “Missão das Confrarias, Compromisso dos Confrades?”. É também nesta data que no Maior Pote do Mundo se faz a maior Massa à Barrão de Sempre.

A 22 de Outubro é a Broa de Avintes que dá o tema a este dia que vai ser apresentado pelo Município de Vila Nova de Gaia.

O Folar Transmontano vai ser trazido pelo Município de Bragança, no dia 23 de outubro e, o dia seguinte, (24 de Outubro), é o Dia do Bolo do Caco. Neste mesmo dia o Festival apresenta a Final Jovem Talento de Gastronomia e a cerimónia de Entrega de Prémios Great Taste.

Pão Alentejano é o tema de dia 25, que vai ser apresentado pelo Município de Vidigueira. Ainda nesta data vai realizar-se o FÓRUM JTG – “Que futuro para Portugal”.

No dia 26 é o Pão Algarvio que vai marcar presença através do Município de Loulé. O Pão de Mafra vai ser trazido, no dia 27 pelo Município de Mafra.

O último sábado da edição deste ano do Festival Nacional de Gastronomia, 28 de Outubro, tem como tema o Pão do Sabugueiro, que vai ser apresentado pelo Município de Seia.

No dia 29, vai ser o Município de Almeirim a apresentar a Caralhota, tema deste último dia de Festival, criado em 1980, sendo o mais antigo Festival de Gastronomia do país.