No âmbito do projecto “INcluir – OficINas para todos e para cada um”, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém inaugurou hoje, no W Shopping, em Santarém, a exposições de trabalhos de pintura, escultura e desenho efectuados pelos utentes.

shop 3

Designado “O voo da andorinha”, esta exposição – que já esteve no Circulo Cultural Scalabitano – vai estar patente até 21 de Maio naquela superfície comercial, rumando depois ao Convento de São Francisco.

São, pois, três momentos, em três espaços distintos, refere a organização, dizendo que “só faz sentido se cada um deles for encarado como uma parte de um todo”. E esse todo é o projecto “INcluir” “em que se reuniu um grupo de pessoas que munidos de tintas, pincéis, lápis e sobretudo de uma tenaz vontade se lançaram sobre o branco da tela e do papel”.

shop 4

O fundamento desta iniciativa é precisamente o de fomentar a capacidade da inclusão, entre o grupo e toda e qualquer pessoa que queira participar, eliminando estigmas e preconceitos, mostrando ao mesmo tempo que a tal “Arte” pode ser esse elemento unificador, “o tal que quebra barreiras e muda o mundo”.

O projecto “INcluir – OficINas para todos e para cada um” é desenvolvido em parceria com a Direcção Geral de Saúde, Câmara de Santarém, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, Centro Cultural Regional de Santarém e pelo W Shopping.

shop 1

 

shop 2