No próximo dia 3 de Fevereiro, pelas 21h30, o Centro Cultural do Entroncamento acolhe o Concerto da Orquestra Típica Albicastrense, integrado no Projeto Entro.Culturas.

“Considerada o Ex-libris da Beira Baixa, a orquestra fundada em 1956, pela albicastrense e grande artista de acordeão, Eugénia Lima, foi apresentada ao público em fevereiro de 1957″, segundo nota enviada ao Correio do Ribatejo.

O seu reportório é constituído pela mais expressiva música folclórica da província da Beira Baixa, desde as modas de lazer, de folgar, de trabalho e romarias.

A orquestra é dirigida pelo maestro Carlos Salvado, desde 1991 e é composta por 50 elementos e congrega uma escola de música, que tem tido um papel de extrema importância na formação de músicos e na continuidade deste projeto.

Com um percurso musical de referência, com milhares de espetáculos realizados, vários trabalhos discográficos e várias distinções na área da música, das quais destacamos a Medalha de Mérito Artístico atribuída pelo Ministério da Cultura.

A Vereadora da Câmara Municipal, com o pelouro da Cultura, Tilia Nunes, refere que “o projeto Entro.Culturas pretende promover o conceito de partilha, através das artes, motivando as pessoas a participar na vivência da cidade. Neste concerto a orquestra e o público partilham a música, uma música que conta histórias, a história da Beira Baixa”.

O espetáculo será de entradas livres e é dirigido ao público em geral.