Como vem sendo hábito nas últimas temporadas, o Dr. Joaquim Grave, ilustre ganadeiro e principal responsável pela organização do festival taurino de Mourão, que desde há alguns anos abre a temporada em Portugal, anunciou os cartéis da “mini” feira desta tão carismática vila alentejana, que, por ocasião dos tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora das Candeias, conta com um festival da “Juventude”, no dia 1 de Fevereiro, e um Festival de “Figuras”, no dia 4 de Fevereiro.

Se em relação ao primeiro festival a designação apresentada não nos suscita quaisquer reparos, já quanto ao segundo achamos um pouco excessivo considerar “Figuras” toureiros que estão ainda a tentar ganhar o seu espaço, tendo, assim, muito para provar face à expectativa desta designação. Bem sabemos que os publicitários são sempre dados a um certo exagero, mas, manda a prudência que não ponhamos os carros à frente dos bois…

Assim, às 15 horas do dia 1 de Fevereiro terá início o primeiro espectáculo que conta com a participação dos cavaleiros-praticantes Francisco Núncio e Francisco Correia Lopes e do amador António Ribeiro Telles (filho), do Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de S. Miguel, dos novilheiros Joaquim Ribeiro “Cuqui” e Diogo Peseiro e do bezerrista espanhol Manuel Perera, os quais enfrentarão novilhos- toiros de Manuel Calejo Pires.

No sábado seguinte, dia 4 de Fevereiro, e também às 15 horas, terá início o designado Festival de “Figuras”, que conta com a participação do cavaleiro Filipe Gonçalves, do Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz, dos matadores Paco Ureña, António João Ferreira e Juan del Álamo e dos novilheiros Pablo Aguado e João Silva “Juanito”, que enfrentarão novilhos-toiros de Murteira Grave.

Joaquim Grave considera, em declarações prestadas ao Farpas Blogue que “foi a paixão de mãos dadas com ilusão a principal responsável pela montagem destes dois cartéis, que penso estarem à altura do acontecimento, a abertura oficial da nossa temporada”. Oxalá!

Entretanto, as reservas de bilhetes poderão ser efectuadas através do telemóvel 915 935 633 ou pelo e-mail taurinos.mourao@gmail.com.

Download PDF