Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, anunciou esta manhã, à margem do IV Encontro Minas Gerais Ourém, que existem já seis empresas instaladas no concelho, fruto da relação estabelecida com este estado brasileiro, “resultado de um trabalho longo, profícuo e intenso, do nosso esforço e visão estratégica”, pois “é preciso semear para depois colher.”

Paulo Fonseca falava a uma comitiva que veio do Brasil para participar naquela que é já a quarta edição do encontro entre estas duas “cidades irmãs” e que começou no passado dia 21, onde Ourém e Minas Gerais partilharam um stand na Exponor.

Na sessão oficial, Paulo Fonseca falou aos presentes sobre os principais atractivos para a instalação de uma empresa em Ourém: “Portugal é a porta da Europa, para um mercado de 580 milhões de consumidores e que vos permitirá aceder a mercados muito atractivos; a segunda vantagem é que temos um conjunto de apoio financeiros, onde podem aceder as empresas sediadas em Portugal, nos sectores em que tal é permitido; em Portugal há o estatuto do contribuinte não residente e a taxa de juro é muito inferior à do Brasil”. Em suma “Há portas brutais de acesso para uma empresa que se venha instalar na casa do irmão, para vos garantir um estímulo”. Note-se que na plateia estava presente a CEMIG (maior empresa de distribuição energética de toda a América Latina), que pretende instalar uma sucursal em Portugal.

Segundo Paulo Fonseca, “a vocação de Ourém é de natureza geográfica e de marca. Queremos assumir uma natureza de plataforma e de centralidade para que na vossa casa possam resolver os vossos problemas e para que possamos criar riqueza e emprego no concelho”.

Na ocasião foi agraciado com a medalha de ouro de mérito municipal o líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Durval Ângelo, que se congratulou com a distinção feita, referindo que aquela era uma “homenagem para todos os mineiros que aqui estão e que partilho com o governador Fernando Pimentel”. Sobre os passos dados nesta parceria, o deputado afirma que estes encontros têm dado resultado. Citando Fernando Pessoa, afirmou que “sempre vale a pena se a alma não é pequena”.

Download PDF