DSC_7911

O médico José Manuel Martins Ferreira Coelho apresentou ontem, no Convento de São Francisco, em Santarém, a comunicação “José Silva Maltez, breves considerações bio-bibliográficas, médico, homem da cultura e da ciência em íntima sintonia à arte equestre nacional”, no âmbito da 92.ª Assembleia de Investigadores do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).

Na sessão, José Manuel Martins Ferreira Coelho recordou o percurso invulgar de José Silva Maltez (1925-1986), um notável médico da área de cardiologia, investigador e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

DSC_7880

Nascido na Golegã, a 1 de Setembro de 1925, foi aluno distinto do Liceu de Santarém, colega de Joaquim Veríssimo Serrão, vindo a licenciar-se em Medicina e Cirurgia, em 1949, pela Faculdade de Medicina, da Universidade de Lisboa.

Personalidade ilustre da vila da Golegã, ligada ao meio equestre como criador de cavalos de raça lusitana, José Silva Maltez terminou a sua carreira hospitalar, em 1985, no Serviço de Cardiologia Médico-Cirúrgica, do Hospital de Santa Maria, vindo a falecer dois anos depois.

Esta cerimónia de homenagem ao cardiologista contou com a presença dos filhos, José e João Veiga Maltez.

DSC_7886

Download PDF