O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) promoveu ontem, no Cineteatro da cidade de Rio Maior, pelo terceiro ano consecutivo, a Gala do Desporto, evento de homenagem ao desporto universitário.

Para além da homenagem aos atletas do Instituto pela participação nos Campeonatos Nacionais Universitários, com a entrega dos Diplomas de Mérito Desportivo “Participantes FADU”, o programa integrou a homenagem ao  Treinador de Atletismo na Especialidade de Marcha Atlética, Jorge Fernandes Miguel.

_DSC0906

Jorge Miguel, uma referência no mundo do atletismo, tornou Rio Maior conhecido a nível internacional: impulsionou o desenvolvimento da marcha no Clube de Natação de Rio Maior e foi treinador de Susana Feitor.

Pelas suas mãos, passaram ainda Inês Henriques e Sérgio Vieira, atletas da selecção nacional, e tem vindo a trabalhar com uma nova geração de atletas, como Miguel Carvalho, Miguel Rodrigues e Mara Ribeiro.

Nesta homenagem, o treinador, que tem sido o principal dinamizador do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética, manifestou “orgulho” em ter podido trabalhar com alguns “especialistas do atletismo” que leccionam na escola Superior de Desporto de Rio Maior, instituição que, afirmou, “é um marco do desporto nacional”.

“Em Rio Maior ensina-se desporto ao mais alto nível”, disse Jorge Miguel ao receber este prémio, agradecendo a todos os que o ajudaram no seu percurso de formação de campeões.

Os 109 alunos do IPSantarém estiveram envolvidos em Campeonatos Nacionais Universitários de 14 modalidades e arrecadaram um total de 16 medalhas individuais e dois troféus colectivos, nas disciplinas de duatlo e body-board.

_DSC0970

Em termos de classificação, o IPSantarém, com 625 pontos está classificado no 10º lugar de entre 63 academias que disputam estes campeonatos.

_DSC0934

Durante esta III a Gala do Desporto, foram ainda assinados protocolos entre o IPSantarém, municípios, como Santarém e Leiria, associações e outras entidades, como a Federação Portuguesa de Futebol, visando a “implementação e desenvolvimento” de uma estratégia cooperativa para o desenvolvimento do futebol feminino.

A Gala contou ainda com um programa cultural, nomeadamente com a actuação do Grupo Coral do IPSantarém, do Grupo vencedor do concurso ESDRM FIT 2017 – “Utopia”, do  ESDRM CREW – Grupo de HIP HOP e  do Grupo “Três Bairros” com a Fadista Convidada Margarida Soeiro.

Download PDF