A Praia Fluvial de Aldeia do Mato renovou o galardão Bandeira Azul, símbolo de referência de qualidade ambiental, anunciou no dia 29 de Abril a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A Bandeira Azul da Europa é um importante galardão que distingue as praias fluviais pela qualidade ambiental e impõe condições rígidas em matéria da qualidade da água, informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos.

Ao aprovar a candidatura apresentada pelo Município de Abrantes, o júri europeu e a ABAE certificaram a qualidade ambiental e reconheceram o esforço de diversas entidades nela envolvidas, no sentido da melhoria do ambiente no local onde se situa.

É a 7ª vez que a Bandeira Azul vai ser hasteada nesta infraestrutura que acolhe uma estação Intermodal (estruturas multifuncionais de apoio) da Grande Rota do Zêzere e um sistema de cabos da primeira estância de wakeboard do mundo.

Localizada na margem esquerda do Rio Zêzere, em plena Albufeira de Castelo do Bode, no concelho de Abrantes, a Praia Fluvial de Aldeia do Mato é um centro de veraneio frequentado todo o ano, mas particularmente no verão. Está equipada com várias estruturas de apoio à prática de actividades balneares e náuticas de recreio como a piscina flutuante, embarcações não motorizadas (canoas, vela e remo), bar/cafetaria, instalações sanitárias, bungalows para quem quiser pernoitar e mobiliário urbano, estando também equipada com rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. O espaço envolvente da praia fluvial é ideal também para a realização de percursos pedestres, BTT e orientação.