A Praia Fluvial do Agroal viveu neste dia um momento histórico com a atribuição, pela primeira vez, do galardão “Bandeira Azul”. “A Bandeira Azul” é um galardão de qualidade que distingue as praias pela qualidade das suas águas, bem como pelos equipamentos e serviços disponibilizados. Além da “Bandeira Azul”, foi também içada a “Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos” pelo segundo ano consecutivo que reconhece a existência de condições de acessibilidade, segurança e conforto para todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Foi em ambiente de festa que o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Fonseca e o Presidente da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, Rui Vital, içaram as bandeiras na Praia Fluvial do Agroal, espaço que tem sofrido diversos melhoramentos ao longo dos últimos anos e que hoje reúne todas as condições de segurança, higiene e conforto para se afirmar como uma praia fluvial de referência a nível nacional.

Além da qualidade da água e das acessibilidades, o Município de Ourém e a empresa municipal OurémViva asseguram ainda o funcionamento da Cafetaria do Agroal que durante toda a época balnear disponibiliza diversos tipos de comidas e bebidas, a limpeza diária e acompanhamento permanente dos sanitários e balneários, a manutenção da rede de escoamento de esgotos domésticos e estação elevatória existente. Está também garantida a manutenção de todos os espaços verdes e zonas relvadas, a vigilância e socorro a banhistas pela presença de 2 nadadores salvadores em permanência 7 dias por semana, das 09h00 às 19h00, além de todos os equipamentos de socorro necessários. Aos fins de semana e feriados, durante toda a época balnear, no horário das 09h00 às 19h00, está também presente uma ambulância e respetiva equipa de bombeiros, enquanto a segurança de bens e pessoas é promovida pela GNR que efetua rondas ao local, com um intuito dissuasor e de controlo do trânsito, e sempre que possível em coordenação com os nadadores salvadores de serviço.
Na cerimónia de atribuição da ”Bandeira Azul” e da “Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos” estiveram presentes a Presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, vereadores do executivo municipal e o proprietário do estabelecimento comercial instalado no Agroal . O Agroal ostenta assim pela primeira vez a “Bandeira Azul”, galardão que reconhece o esforço do Município de Ourém na preservação da qualidade da água, na gestão de equipamentos de segurança e serviços, bem como na divulgação e promoção da informação e educação ambiental.