No âmbito do projecto eTwinning “Together We Can Change the World” realizou-se, no Sardoal, o 2º Encontro de uma Parceria Bilateral com a Escola Vocacional ITCG Enrico Fermi, de Tívoli, Itália.

O encontro teve lugar no Agrupamento de Escolas de Sardoal entre os dias 26 e 30 de Abril e reuniu cerca de 70 alunos e professores dos dois países, no âmbito de um projecto de voluntariado e solidariedade.

Para além das visitas à Escola e à Vila de Sardoal os participantes também se deslocaram ao Santuário de Fátima, Nazaré e Lisboa. Entre as principais actividades realizadas, destaque para os workshops temáticos, actividades culturais, sociais e desportivas que decorreram em ambiente de grande partilha e espírito colaborativo entre todos os participantes.

Os alunos italianos ficaram alojados em casa de alunos portugueses, uma experiência muito interessante, intensa e marcante que envolveu as famílias de acolhimento e que foi fundamental para a integração plena dos alunos italianos.

Foram dias intensos, marcados pela alegria, boa disposição e intercâmbio pedagógico e cultural entre as duas escolas e que reforçou ainda mais os laços de amizade estabelecidos no primeiro encontro, realizado em Fevereiro, em Itália.

Este 2º encontro do projecto eTwinning representou para muitos dos alunos que nele participaram “uma grande experiência de vida”, tendo contribuído para o seu enriquecimento pessoal e cultural. Foi mais uma oportunidade para o desenvolvimento do espírito voluntário e solidário entre a população escolar e para aprender a valorizar a diversidade cultural na Europa.