O autocarro do projecto de promoção e educação para a saúde nas escolas denominado “Geração Saudável” visita as Escolas Básicas de 2º e 3º ciclos do concelho de Santarém, até dia 16 de Dezembro.

O autocarro esteve na EB D. Manuel I no dia 9 e na EB de Alcanede no dia 12. Nos dias 13 e 14 ficará na EB Alexandre Herculano e nos dias 15 e 16 na EB D. João II. Este ano não irá à EB Mem Ramires porque esteve lá em 2014.

A Geração Saudável é um projecto de Promoção e Educação para a Saúde Pública, desenvolvido pela SRSRA – Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da OF – Ordem dos Farmacêuticos (OF), que tem como objectivos contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adopção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens.

O público-alvo são os alunos do 2 º ciclo, com integração pontual de alunos do 1º e 3º Ciclos, para além dos professores, familiares dos estudantes e população em geral, vistos como público-alvo secundário.

Os temas abordados são o uso responsável do medicamento e a diabetes, sendo a formação ministrada num autocarro adaptado, com um auditório e uma divisão destinada à projecção de filmes educacionais e jogos didácticos associados à temática do projecto.

As temáticas abordadas nas formações do projecto são bienais, sendo que nos primeiros quatro anos de projecto foram abordadas as temáticas da sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), nutrição e higiene oral, enfarte agudo do miocárdio, obesidade infantil e diabetes. Neste momento e durante o próximo ano lectivo serão abordadas as temáticas da Diabetes, Uso Responsável do Medicamento e Dependências e comportamentos aditivos.

Actualmente o projecto é reconhecido e apoiado institucionalmente por diversas entidades, tais como a Direcção-Geral da Saúde (na temática da diabetes), a Confederação Nacional das Associações de Pais e a Associação Nacional de Professores, o que muito dignifica o trabalho desenvolvido em prol do crescimento do projecto, tendo recebido igualmente o honroso Alto Patrocínio da Presidência da República. O Projecto Geração Saudável foi ainda premiado na 20ª edição dos Prémios Almofariz, com o Prémio Almofariz de Projecto do Ano.

No ano lectivo 2015/2016, o projecto esteve presente em sessenta e seis escolas, formando aproximadamente doze mil e quinhentos alunos, quinhentos e cinquenta professores e duas mil pessoas entre profissionais de saúde, familiares e população em geral.

Este projecto insere-se no Programa Municipal de Combate à Diabetes e resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Santarém e a Ordem dos Farmacêuticos. O projecto visa contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas; educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis; alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dando a conhecer a importância da prevenção; integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens e contribuir para uma população mais saudável a longo prazo, com principal ênfase na população mais desfavorecida.

santarem-geracao-saudavel