No âmbito do Projeto Municipal “Reabilitar Troço a Troço (RTT)”, a Equipa Multidisciplinar de Acção para Sustentabilidade (EMAS) levou a cabo mais uma intervenção, esta terça-feira, dia 7, pelas 11 horas, desta vez na margem esquerda do Rio Alviela junto à Ponte Romana em Pernes, com a ajuda de cerca de 30 alunos, de duas turmas do 8º e 9º anos, acompanhados por quatro professores de Ciências Naturais da escola EB D. Manuel I (Pernes). Inês Barroso, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Luís Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Pernes, também integraram os grupos de trabalho que levaram a cabo esta missão de reabilitar uma parte da margem do Rio Alviela.

A primeira fase dos trabalhos foi a monitorização do rio e suas margens, através do preenchimento de uma ficha de campo, no âmbito do Projeto Rios, da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), onde é feita a caraterização geral do rio e do ecossistema aquático: espécies existentes da fauna, da flora e macroinvertebrados. Para além da análise físico-química da qualidade da água, com a medição da presença de fosfatos, nível de P.H., bem como a sua temperatura e o valor de oxigenação.

Para terminar, foram plantadas árvores autóctones, junto à margem, e aplicada estacaria viva de salgueiro, técnica de engenharia natural, para estabilização do talude.