landal 2No âmbito do projecto “CÁTEDRA FRONTEiRAS 2015”, alunos e professores das Universidades Lusíada de Lisboa e Porto e Universidad de Sevilla apresentaram no dia 16 de Outubro, no Palácio Landal, os trabalhos finais de arquitectura e de requalificação de três zonas de trabalho da cidade de Santarém: o espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria, o Centro Histórico e o Campo da Feira.

Luís Farinha, vereador com os pelouros do planeamento estratégico e ordenamento do território e da revitalização e qualificação urbana da Câmara Municipal de Santarém agradeceu aos organizadores e aos alunos sem os quais não era possível a concretização deste projecto, “este permitiu um olhar para a cidade feito por pessoas que não têm uma relação com Santarém, que não estão condicionados pelo conhecimento profundo desta. E por outro, colocar a cidade como objecto de estudo, seria muito enriquecedor para um debate sobre Santarém”.

De Fevereiro a Junho, Santarém acolheu a primeira edição deste projecto, o qual tinha como objectivo criar um espaço de investigação e de encontro para a arquitectura luso-espanhola, onde se compatibilizam o trabalho dos estudantes com sessões críticas e conferências.

Cada grupo trabalhou sobre uma das zonas da cidade – espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria, o Centro Histórico e o Campo da Feira – sendo que o resultado final foi apresentado pelo porta-voz de cada grupo. Ao ver estes trabalhos, o vereador da autarquia reconheceu o elevado valor destes e expressou a sua vontade em vê-los projectados, uma vez que estes procuravam soluções para desenvolver a cidade.

Esta sessão terminou com um debate sobre estes trabalhos onde foram discutidas questões relacionadas com o projecto “CÁTEDRA FRONTEiRAS” e com a concretização destes trabalhos, nomeadamente aspectos legais, culturais e financeiros.

A apresentação destes trabalhos, que estão expostos até ao próximo dia 23 de Outubro, no Palácio Landal, marcou o encerramento deste projecto.

landal

 

landal 3