IMG_2220

Realizou-se hoje, no WShopping, em Santarém, a primeira oficina outdoor do Projeto INcluir “Oficinas para todos e para cada um”, promovido pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, alicerçado na criação de oficinas artísticas.

O Projecto tem como objectivos proporcionar um ambiente de criatividade, partilha, crescimento pessoal, mediado pela Arte, através da aquisição de competências técnicas da Pintura, Escultura e Desenho.

Trata-se, segundo os promotores, de um Projecto que “acolhe as diferenças e promove a interacção entre cidadãos é o princípio para combater a exclusão social”.

“As pessoas com Doença Mental estão em situação de carência, exclusão social e são com frequência confrontadas com o estigma e preconceito, aumentando a exclusão social, afectando os aspectos familiares, laborais, sociais, afectivos e relacionais”, referem ainda.

O “Diagnóstico Social” do Município de Santarém, elaborado pelo Conselho Local de Acção Social (CLAS) identi­ca este eixo como um dos problemas do território municipal, sobre o qual é necessário actuar.

IMG_2227