A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, a DESMOR, entidade gestora do CNIRM, e a Câmara Municipal de Rio Maior, assinaram no dia 1 de Fevereiro, um protocolo para a gestão partilhada da Startup Rio Maior. O objectivo é incentivar a criação de novas empresas nesta cidade e incrementar o desenvolvimento económico da região.

Com o objectivo de apoiar a criação de empresas e dinamizar a atividade económica e empresarial no concelho de Rio Maior, NERSANT, DESMOR e Município uniram-se pelo empreendedorismo e assinaram, nas instalações da segunda entidade, um protocolo de colaboração.

Na génese do documento está a criação do CNIRM pela Câmara Municipal de Rio Maior (com o apoio da DESMOR), e a vontade deste Município em “dar continuidade à dinamização do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, incutindo-lhe uma nova dinâmica, fundamentalmente no apoio à criação de novas empresas”.

Assim, através do presente protocolo, assinado e em vigor desde o dia 1 de Fevereiro, as partes entenderam-se quanto à gestão da Startup Rio Maior (incubadora de empresas), bem como do Gabinete de Apoio ao Empresário e ao Empreendedorismo, duas das valências do CNIRM.

De acordo com o documento, a NERSANT compromete-se agora a apoiar tecnicamente o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a disponibilizar recursos técnicos para apoiar a implementação de empresas no mercado, de forma a garantir o seu desenvolvimento sustentável nos primeiros anos, a realizar ações de informação e prestar apoio técnico diversificado às empresas instaladas, com vista à superação de necessidades sentidas, a disseminar junto das empresas existentes ou a criar ideias de negócio que visem promover o investimento no concelho e a estruturar possíveis candidaturas conjuntas no âmbito do Quadro Comunitário – Portugal 2020.

A associação empresarial compromete-se ainda a realizar acções de formação para colaboradores das empresas do concelho, de acordo com as necessidades destas e dentro das que se encontram disponíveis no seu plano de formação, e a disponibilizar elementos da sua equipa técnica para atendimento personalizado, uma vez por semana, em horário a definir em conjunto, no CNIRM / Startup Rio Maior. A NERSANT responsabiliza-se ainda a disponibilizar apoio técnico e acesso às ferramentas de apoio aos empreendedores ao CNIRM e a manter o mesmo informado sobre a evolução de todos os processos acompanhados, através do acesso a uma plataforma de gestão de informação e da realização de reuniões regulares entre as respetivas equipas técnicas, bem como a coordenação para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, nomeadamente eventos e projetos.

Quanto à DESMOR, entidade gestora do CNIRM, compete-lhe a disponibilização de instalações físicas, a criação de um mecanismo de apoio ao licenciamento industrial, a análise das propostas de cooperação apresentadas pela NERSANT para o desenvolvimento de iniciativas de dinamização da actividade concelhia à escala local, nacional ou internacional e ainda a coordenação para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, nomeadamente eventos e projetos.

De referir que a Startup Rio Maior, fazendo parte do CNIRM, tem como funções dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa e do desenvolvimento de iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora e prestar aconselhamento e apoio técnico às empresas do concelho de Rio Maior nas mais diversas áreas. É ainda seu objetivo criar um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver acções para atração de novos investidores, em particular investimento externo.