A cidade de Rio Maior vai ser palco de mais uma edição do Mercadinho Romano, um evento que pretende promover a ligação da cidade ao mundo romano, marcada pela presença dos vestígios da Villa Romana de Rio Maior, que brevemente será alvo de uma intervenção que possibilitará a sua visita permanente, ao contrário do sistema de visitas guiadas com pré marcação que actualmente vigora, em função das condições de visitação existentes.

Este Mercadinho romano vai, mais uma vez, privilegiar a interacção com a comunidade escolar local, contando a Câmara Municipal de Rio Maior com a participação da Escola Secundária de Rio Maior, Agrupamento Marinhas do Sal, Agrupamento Fernando Casimiro e o Colégio Alto Pina.

Destaque ainda nesta edição para o Teatro, com a peça “A Comédia da Cestinha”, de Plauto, a ser levada à cena pelo grupo Thíasos, peça integrada igualmente no XIX Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico, uma organização da Universidade de Coimbra.

Fica abaixo o programa completo do evento:

SEXTA-FEIRA DIA 9 DE JUNHO

10h30 – Cortejo Inaugural – Avenida Paulo VI, Rua Dr. Francisco Barbosa, Rua Serpa Pinto, Praça da República, Rua David Manuel da Fonseca, Praça do Comércio

11h00 – Praça da República – Apresentação de música romana (Colégio Alto Pina) e Danças romanas (Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva)

11h30 – Praça do Comércio – Inauguração da III Edição do Mercadinho Romano com demonstração de Legionários e Lusitanos (Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva)

21h30 – Teatro “A Comédia da Cestinha” de Plauto, pelo grupo THÍASOS

SÁBADO DIA 10 DE JUNHO

10h00 – Abertura do Mercadinho

21h30 – VIlla Romana de Rio Maior – Passagem de Modelos «A SOCIEDADE ROMANA», Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal

AO LONGO DOS DIAS 9 E 10 DE JUNHO

PRAÇA DO COMÉRCIO:

– Acampamento da Legião Romana, demonstração de armas, patrulhas pela cidade, interacção com grupo de Lusitanos

– Taberna

– Mercadores

– Apresentação de música e dança romana

– Visitas ao núcleo da Villa Romana na Casa Senhorial

– Festa nocturna música e danças romanas

VILLA ROMANA DE RIO MAIOR:

– Jogos tradicionais e romanos

– Demonstração das tarefas diárias de uma Villa Romana

– Visita às ruínas da Villa Romana

Romana II