Entre os dias 6 e 8 de Outubro a Piscina Olímpica de Rio Maior recebeu mais uma competição internacional de Polo Aquático. As selecções de Portugal, Ucrânia, Lituânia e República Checa jogaram entre si, num dos grupos de qualificação para o Campeonato Europeu que se vai disputar em Barcelona.

Após os jogos em Rio Maior, a selecção de Portugal ficou em segundo lugar do grupo e irá disputar, a 24 de Fevereiro, um play-off com a Geórgia ou a Eslováquia, de apuramento para o Europeu. A selecção nacional disputou três jogos nesta fase. No primeiro dia venceu a República Checa por 17-9, tendo perdido no dia seguinte com a Ucrânia por 10-11. No domingo, a fechar a competição em Rio Maior, no jogo frente à Lituânia, Portugal venceu por 16 – 7.

Rio Maior voltou a ser palco de uma importante competição de polo aquático, depois de em 2015 ter recebido a qualificação para o Campeonato Europeu, com as selecções femininas de Portugal, Croácia, Suiça e Grécia.

No Europeu de Barcelona, que decorrerá entres os dias 14 e 28 de Julho de 2018, estarão 16 países distribuídos por 4 grupos de 4 equipas. Pela primeira vez Portugal ocupa um lugar no ranking Europeu que lhe permite aspirar legitimamente a um desses 16 lugares da elite do polo aquático.

A organização deste torneio foi da Federação Portuguesa de Natação e Liga Europeia de Natação, contando com a parceria da Desmor e da Câmara Municipal de Rio Maior.

Durante os dias de competição, as equipas e organização ficaram alojadas em Rio Maior, no Centro de Estágios e em unidades hoteleiras da cidade.